MENU

13 de dezembro de 2014 - 08:19F-E

Los dedos

Punta del Este (e tem sol) – Só agora deu para parar e vir aqui escrever sobre a F-E. A categoria dos elétricos é um barato, basicamente. Ainda que os carros não façam muito barulho, apenas um assobio agudo, algo bem próximo do som das naves de Star Wars, o ambiente aqui é ótimo, leve e caloroso. Talvez os uruguaios também tenham algo a ver com isso. Ô, povo bacana, hospitaleiro e simpático.

O mesmo pode ser dito de quem organiza e de quem faz parte desse campeonato. De assessores a pilotos. Tem tudo para vingar essa F-E, eu diria, dado o empenho das pessoas envolvidas com a categoria. Tudo é muito acessível e fácil.

Agora sobre a pista. O traçado foi montado na orla da Praia Brava aqui de Punta é bastante técnica. Tem duas grandes restas, quatro chicanes e é muito mais rápida do que os dois primeiros circuitos do calendário, em Pequim e em Putrajaya. Lembra um pouco o traçado de Long Beach.

Ontem, sexta-feira, os carros foram à pista somente para um shakedown, uma checagem dos sistemas. Os carros andaram atrás do safety-car o tempo inteiro, então não deu para tirar uma noção mais exata da velocidade dos carros. Agora de manhã, porém, a coisa mudou um pouquinho.

Andando para valer, deu para perceber que os carros são mais velozes do que inicialmente havia pensando e que escorregam muito. Isso tem duas explicações: uma é o pneu, um pouco mais estreito e a outra é areia. O traçado ainda está muito sujo.

Qualquer forma, no primeiro treino livre de agora há pouco, os tempos começaram na casa de 1min19s, com Lucas de Grassi na ponta da tabela. No fim, Nicolas Prost acabou fechando a atividade em 1min16s696. E essa marca deve cair mais ainda até a classificação, ao meio dia. Antes ainda rola mais uma sessão.

PS – Aqui a ilustração que explica a escolha do título dos posts aqui de Punta. La Mano é um monumento erguido na areia da Praia Brava, como forma de homenagem aos mortos no mar.

Dedos

2 comentários

  1. Tássilo disse:

    Tomara que dê certo mesmo só acho o lance de trocar de carro esquisito.Espero que mais pra frente consigam uma forma de reabastecimento das baterias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>